Risk of Dying
Going to university seems to reduce the risk of dying from coronary heart disease. An American study that involved 10 000 patients from around the world has found that people who leave school before the age of 16 are five times more likely to suffer a heart attack and die than university graduates.
World Report News. Magazine Speak Up. Ano XIV, n0 170 . Editora Camelot, 2001.
ENEM – 2011 – Oficial
Em relação às pesquisas, a utilização da expressão “university graduate” evidencia a intensão de informar que
a) as doenças do coração atacam dez mil pacientes.
b) as doenças do coração ocorrem na faixa dos dezesseis anos.
c) as pesquisas sobre doenças são divulgadas no meio acadêmico
d) jovens americanos são alertados dos riscos de doenças do coração.
e) maior nível de estudo reduz riscos de ataques do coração
The Mappiness

For an interesting attempt to measure cause and effect try Mappiness, a project run by the London School of Economics, which offers a phone app that prompts you to record your mood and situation. The Mappiness website says: “We’re particularly interested in how people’s happiness is affected by their local environment – air pollution, noise, green spaces, and so on – which the data from Mappiness will be absolutely great for investigating” Will it work? With enough people, it might. But there are other problems. We’ve been using happiness and well-being interchangeably. Is that ok? The difference comes out in a sentiment like: “We were happier during the war.” But was our well-being also greater then?
Disponível em http://bbc.co.Uk. Acesso em : 27 jun. 2011(adaptado)
ENEM – 2011 – Oficial
O projeto Mappiness, idealizado pela London School of Economics, ocupa-se do tema relacionado
a) ao nível de felicidade das pessoas em tempos de guerra.
b) à dificuldade de medir o nível de felicidade das pessoas a partir de seu humor.
c) ao nível de felicidade das pessoas enquanto falam ao celular com seus familiares.
d) a relação entre o nível de felicidade das pessoas e o ambiente no qual se encontram.
e) a influência das imagens grafitadas pelas ruas no aumento do nivel de felicidade das pessoas.
The Report

ENEM – 2011 – Oficial
Na fase escolar, é prática comum que os professores passem atividades extraclasse e marquem uma data para que as mesmas sejam entregues para correção. No caso da cena da charge, a professora ouve uma estudante apresentando argumentos para

a) discutir sobre o conteúdo do seu trabalho já entregue.
b) elogiar o tema proposto para o relatório solicitado.
c) sugerir temas para novas pesquisas e relatórios.
d) reclamar do curto prazo para entrega do trabalho.
e) convencer de que fez o relatório solicitado.
ENEM – 2011 – Oficial
A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfield acontece porque
a) Jon pensa que sua ex-namorada é maluca e que Garfield não sabia disso.
b) Jodell é a única namorada maluca que Jon teve, e Garfield acha isso estranho.
c) Garfield tem certeza de que a ex-namorada de Jon é sensata, o maluco é o amigo.
d) Garfield conhece as ex-namoradas de Jon e considera mais de uma como maluca.
e) Jon caracteriza a ex-namorada como maluca e não entende a cara de Garfield
War
Until the philosophy which hold one race superior And another inferior
Is finally and permanently
Discredited and abandoned
Everywhere is war – Me say war.
That until there no longer
First class and second class citizens of any nation
Until the colour of a man’s skin
Is of no more significance than the colour of his eyes
Me say war. [….]
And until the ignoble and unhappy regimes that hold our brothers in Angola, in Mozambique, South Africa sub-human bondage have been toppled,
Utterly destroyed
Well, everywhere is war – Me say war.
War in the east, War in the west, War up north, War down south – War – war – Rumours of war.
And until that day, The African continent will not know peace,
We Africans will fight – we find it necessary
And we know we shall win
As we are confident In the victory [….]
Marley, B. Disponível em http://www.sing 365.com. Acesso em jun. 2011 (fragmento)
ENEM – 2011 – Oficial
Bob Marley foi um artista popular e atraiu muitos fãs com suas canções. Ciente de sua influência social, na musica “War”, o cantor se utiliza de sua arte para alertar sobre
a) a inércia do continente africano diante das injustiças sociais.
b) a persistência da guerra enquanto houver diferenças raciais e sociais.
c) as acentuadas diferenças culturais entre os países africanos.
d) as discrepâncias sociais entre moçambicanos e angolanos como causa de conflitos.
e) a fragilidade das diferenças raciais e sociais como justificativas para o início de uma guerra.